Bem vindos!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Amitologia Grega


O mito é um fenômeno cultural complexo com inúmeros
Ponto-de-ponto.Em geral, mito é uma narrativa que descreve e retrata, em linguagem simbólica, a origem dos elementos básicos e suposições de uma cultura.

As narrativas mitológicas surgem no decorrer da história como forma de explicar a existência humana e os fenômenos sobrenaturais, conta à vida e as proezas de deuses e heróis ou ainda justificar as instruções sociais ou políticas.
Algumas narrativas têm como objetiva relatar como o mundo começou, como os animais e o homem foram criados, e como certos costumes, atitudes ou formas de atividades humanas se originaram.

O verdadeiro objetivo do mito, contudo, não são os deuses nem os ancestrais, mas a apresentação de um conjunto de ocorrências fabulosas com que se procura dar sentido ao mundo. O mito aparece e funciona como mediação simbólica entre o sagrado e o profano, condição necessária à ordem do mundo e às relações entre os seres.

terça-feira, 15 de março de 2011

Educação em Atenas e Esparta



                                Educação em Atenas


  Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam música, artes plásticas, Filosofia, etc. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de grande importância a manutenção da saúde corporal. 
  Já as meninas de Atenas não freqüentavam escolas, pois ficavam aos cuidados da mãe até o casamento. 

                                Educação em Esparta

  Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Esparta era muito voltada para as atividades militares. Desta forma, a educação recebeu forte influência da área militar.

  Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. Logo, as atividades físicas eram muito valorizadas. 

  Por volta dos sete anos de idade, os meninos espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde as atividades físicas seriam trabalhadas. Já na adolescência, entravam em contado com a utilização de armas de guerra.

  O senso crítico e artístico não eram valorizados em Esparta, pois os jovens estudantes tinham que aprender a aceitar ordens dos superiores e falar somente o necessário.

  As meninas espartanas também tinham uma educação específica. A educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães.

terça-feira, 1 de março de 2011

Alimentação grega


  Como parte de sua alimentação, os gregos costumavam consumir cereais como o trigo, o centeio, a cevada ou ainda a aveia. Cultivavam e comiam regularmente azeitonas (e o azeite de oliva), uvas e figos. Criavam bodes, ovelhas e cabritos dos quais extraíam a carne, o leite e as peles (além dos chifres, usados para confeccionar vários acessórios). O leite de ovinos e caprinos permitia aos gregos a produção de queijos variados e de grande qualidade. Nas cidades localizadas em regiões costeiras tinham ainda a possibilidade de usar e abusar do consumo de peixes e frutos do mar, muito comuns na mesa dos gregos. O consumo de carnes era mais comum em festividades religiosas ou em ocasiões especiais como celebrações de casamentos ou nascimento de filhos.


Vestuário grego

  

  O tipo de roupa usada na Grécia antiga era fluído e quase nunca eram as peças do vestuário costuradas. Os tecidos utilizados foram principalmente linho ou lã. Houve alguns típicos vestuários que pertenceram à antiga moda grega. As mulheres também usavam um véu com sua roupa sempre que saiam de casa. De fato, a moda grega antiga era bastante moderna, na sua perspectiva, tanto quanto os homens estavam em causa, na medida em que a nudez masculina não foi realmente um grande negócio na Grécia antiga.

Obrigado por tudo!




  A equipe Gregomatica agradece sua participação no blog. Sei que o nosso blog está começando agora, mas que ele vá em frente. A todos vocês que comentaram muito obrigado, e aqueles que ainda não comentaram comentem! 
  Nosso blog quer chegar a Mil seguidores e a 10 mil acessos! 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Grécia:"O país do turismo"

  Para você que gosta de viajar, a Grécia é um dos melhores lugares para se visitar, além de suas belas ilhas e arquipélago, ela tem muitas montanhas e lugares históricos, como os teatros, museus, e seus belos lugares turísticos. 
  Mas para você que não pode viajar por questão financeira, ou pelos estudos, ficam ai algumas fotos da Grécia!



Obras literárias gregas


  

  Alguns autores gregos famosos da antiguidade são: Homero, que escreveu a famosa épica da Llíada e a Odisseia que narrava a história de dois heróis (Aquiles e Odiseu), na guerra de Troya. Sófocles escreveu Edipo Rei, além de,  Eurípides que escreveu Medéia, os dois foram maestros do drama, como se comprova com suas tragédias. Os primeiros textos legais e discursos políticos se escreveram na Grécia no ano 300 a. C.

Você sabia?


  O número irracional PI (π), veio do alfabeto grego e significa a divisão entre uma circunferência e o diâmetro correspondente, com o valor aproximado de 3,1415926.

  Achou interessante? Veja as outras postagens e confira!

Dança: "O ritmo dos gregos"

  
  Da Antiga Grécia, vem como costume a dança circular de mãos dadas, que era como um ritual aos deuses, as pessoas ficavam em volta da fogueiras ou árvores. Um ritmo interessante é o Ballo ou Syrtos, presente em quase todas as culturas, inclusive na brasileira, onde é a gente conhece muito bem, é só viajar no tempo e se lembrar das cirandas e cantigas de roda.
  A dança grega expressa o estado, e o espírito do seu povo. Podemos classificá-las em dois grandes grupos: as folclóricas, típicas e tradicionais, originárias das ilhas e das montanhas, são dançadas em dias festivos e de comemorações. O outro grupo, é os das danças boêmias, é originária das prisões, das épocas de guerra e dos portos, especialmente o de Pireus, as mais populares, como o Tsiftetéli, são exibidas quase que diariamente nos nights clubs de Atenas. As danças folclóricas são muitas e tem a característica de sua região de procedência, variando desde a vestimenta utilizada até os instrumentos musicais. Assim, a gaita está muito ligada às músicas do norte da Grécia, como o violino às músicas das ilhas ( Nisiótika ). O Buzuki é o instrumento musical mais típico e está presente  quase que obrigatoriamente em qualquer ritmo da música grega já as roupas utilizadas nas danças folclóricas variam de região para região e conforme as condições climáticas e a conotação que da música.
  Hoje, o Tsifteteli é muito popular em toda Grécia, é dançado nas festas, shows e discotecas e geralmente é dançado por casais onde o homem tem a função de enaltecer os movimentos sinuosos e a marcação dos quadris e ombros de sua parceira. Entretanto, cabe lembrar-se da grande diferença que existe entre uma dança executada informalmente de uma dança executada profissionalmente.

Feriados!

  
  Todo país tem seu dia de descanso, e na Grécia não é diferente, veja alguns feriados importantes:

Novo Ano____________________ 1 Janeiro
Epifania ______________6 Janeiro Ortodoxa
Carnaval_____________________ 2 Março
Dia da Independência ____________ 25 Março
Pascoa Ortodoxa ________________04 Abril
Segunda-Feira de Páscoa Ortodoxa____ 05 Abril
Dia do Trabalhador _______________1 Maio
Dia do Espírito Santo_____________ 8 Junho
Assunção de Nossa Senhora _______ 15 Agosto
Festa de Ochi
________________ 28 Outubro
Natal
____________________ 25 Dezembro
São Etienne
_______________ 26 Dezembro

Receita grega

Ai vai uma famosa receita grega:

Tzatziki

Ingredientes:
1 e ½ xícara de iogurte natural 
2 pepinos graúdos
¼ xícara de azeite de oliva
 
2 dentes de alho
 
1 colher (sopa) de suco de limão
 
azeitonas para decorar
sal
 

Modo de Preparo: 
Coloque o iogurte em um pano limpo e coloque sobre uma peneira para eliminar o soro. Descasque os pepinos e pique-os finamente. Salpique os pepinos com sal e coloque sobre uma peneira para eliminar o líquido. Deixe repousar por 20 minutos. Pique os dentes de alho e misture ao iogurte e aos pepinos, adicione o suco de limão. Acerte o ponto de sal e adicione o azeite de oliva misturando bem. Sirva como antepasto ou como salada decorando com azeitonas verdes. 


Culinária grega

                                                    O famoso pão grego

  A cozinha grega é uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo. É recheada de grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes e mel, nela se tem comidas doces e salgadas em todos os pratos e ainda tem nas oleaginosas, como as nozes e gergelim, um ingrediente comum a muitas receitas.
  Alho, ervas frescas, como o orégano, alecrim, tomilho e louro, peixes, frutos do mar, pães, cereais e a carne de carneiro também são comidas com grande importância presentes na cozinha da Grécia.
  Os gregos têm o costume de oferecer os mezédes, que são porções de antepastos diversos servidos para acompanhar uma bebida antes das refeições. Eles são saboreados com pão sírio, lá chamado de pão grego.
Se você for à Grécia, certamente será servido com mezédes de patê de berinjela, coalhada com pepino e alho ou de ovas de peixe, bolinhos de carne, queijo grelhado e flambado, frutos do mar, charutinhos de folhas de uva, a salada grega (tomates, pepinos, finas fatias de cebola, azeitonas, pimentão verde) e uma fatia de um forte queijo de ovelha, o queijo feta, temperado com orégano, e as azeitonas gregas, que nunca faltam numa mesa.
  O churrasco grego, que tem versão bastante popular pelas ruas das grandes cidades brasileiras, existe e é um prato muito apreciado. Geralmente é feito com carnes sobrepostas e de diversos animais, como porco, frango e carneiro.
  As frutas são muito importantes na mesa grega. Seja em forma natural ou seca, elas fazem parte de todas as refeições e compõem muitos pratos típicos. Em destaque estão as uvas, melancias, melões, pêssegos e figos. Eles são extremamente saudáveis.
  Na categoria das bebidas, os gregos também adoram o café árabe e têm o hábito de ler o futuro na borra, sempre acompanhado de um copo de água. A bebida gelada em estilo frappé também é bastante consumida.

Bandeira grega

  Na bandeira grega, existem nove listras horizontais igual (azuis e brancas), existe um quadrado no canto superior do lado esquerdo (azul), com uma cruz (branca). A cruz simboliza a ortodoxia grega, a religião tradicional do país, e cada uma das nove listras corresponde a uma sílaba da frase "Liberdade ou Morte".


Bandeira da Grécia
Bandeira da Grécia
Aplicação
Proporção2:3
Adoção21 de Dezembro de 1978
Cores
 Azul
 Branco



Você sabia?


  Algumas rimas são essas abaixo:
 "Trinta dias traz Setembro, com Abril, Junho e Novembro. Vinte e oito só traz um e os demais trinta e um". Esta é a versão mais conhecida.
  "Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro. Fevereiro Vinte e oito tem. Se for bissexto, mais um lhe dêem. E os mais que sete são, trinta e um todos terão". Esta outra é mais completa.

  Interessante, não?

Calendário gregoriano

  O Calendário gregoriano é o calendário utilizado na maior parte dos países ocidentais. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582 para substituir o calendário juliano.
  Depois do decreto, o Papa Gregório XIII reuniu um grupo de especialistas para reformar o calendário juliano e, passados cinco anos de estudos, foi elaborado o calendário gregoriano, que foi sendo implementado lentamente em várias nações. Oficialmente o primeiro dia deste calendário foi 15 de Outubro de 1582.
  O calendário gregoriano é o que atualmente usamos e distingue-se do juliano porque:
Omitiram-se dez dias (5 a 14 de Outubro de 1582). 
  Corrigiu-se a medição do ano solar, estimando-se que este durava 365 dias solares, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, o equivalente a 365,2424999 dias solares.
 
  Acostumou-se a começar cada ano novo em 1 de Janeiro.
 
  Poucos anos seculares se consideram bissextos, só aqueles que sejam divisíveis por 4 e não sejam terminados em duplo zero exceto os divisíveis por 400. Deste modo evita-se o desfasamento de um dia em cada cem anos.
 
  O Ano bissexto ocorre a cada quatro anos após o último ano bissexto. O primeiro ano bissexto do séc. XXI foi 2004.
  Ele está dividido em 12 meses:

Mês
Dias
1
Janeiro
31
2
Fevereiro
28 ou 29
3
Março
31
4
Abril
30
5
Maio
31
6
Junho
30
7
Julho
31
8
Agosto
31
9
Setembro
30
10
Outubro
31
11
Nevembro
30
12
Dezembro
31

Deuses gregos


  A mitologia grega é cheia de deuses e divindades, aqui estão alguns deuses:

Zeus: Rei de todos o deuses
Afrodite: Deusa do amor
Ares: Deus da guerra
Hades: Mundo dos mortos e do subterrâneo
Hera: Protetora das mulheres, casamentos e dos nascimentos
Poseidon: Deus dos mares e dos oceanos
Eros: Deus da paixão
Héstia: Deusa do lar
Apolo: Deus do sol, poesia, música e da beleza masculina
Ártemis: Deus caça, castidade, animais selvagens e da luz
Deméter: Deus da colheita e da agricultura
Dionísio: Deus das festas e do vinho
Hermes: Mensageiro dos deuses e protetor dos comerciantes
Hefesto: Deus dos metais, metalurgica e do fogo
Crono: Deus do tempo
Gaia: Deusa do Planeta Terra

Saiba +

Olímpiadas da Grécia Antiga: O surgimento

  A idéia de um festival esportivo nos moldes das Olimpíadas surgiu na Era Antiga, aproximadamente 2500 a.C., quando os gregos realizavam festivais em honra a Zeus. Conta a lenda que os Jogos foram criados por Hércules, que plantou a oliveira de onde eram retiradas as folhas para a confecção da coroa dos vencedores.
  Na Olimpíada de 776 a.C., uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Dessa forma, após a única prova, foi conhecido o primeiro campeão olímpico: o cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor de uma corrida de 192,27 metros.
  Após a primeira Olimpíada, ficou acertado que os Jogos seriam realizados a cada quatro anos, durante os meses de julho ou agosto. Aos poucos, o número de competições foi aumentando, até chegar a dez eventos no quinto século antes de Cristo: corrida, pentatlo, arremesso de disco, salto em distância, lançamento de dardo, luta, boxe, pancrácio, corrida de bigas e corrida de cavalos, tudo em cinco dias. Podiam competir gregos que fossem cidadãos livres e nunca tivessem cometido assassinatos ou outros crimes.

Você sabia?


Hiparco (astrônomo e matemático grego (190 a.C. - 125 a. C.), é considerado o pai da Trigonometria.
Mas o que é trigonometria?
É o ramo da matemática que estuda os triângulos.
Você sabia?

Piadas matemáticas


O que o m.m.c. estava fazendo na escada?
Esperando o m.d.c.

Joãozinho ia pra casa andando da escola quando seu amigo Ricardinho apareceu :
- E aí Joãozinho , aquela prova estava fácil né ?! Eu tirei 10 ! Qual foi a sua nota ?
- Fria ! - Joãozinho responde -
- Fria ? Como assim ?
- Abaixo de zero !

No ultimo dia de aula o pai de Joãozinho espera o filho na porta de casa,quando ele chega,o pai fala:
-Filho a professora te entregou o boletim?
-Sim!
-Ótimo,deixe-me ver!
-Não posso!
enfurecido o pai pergunta por que.
  -É que emprestei para o meu amigo dar um susto no pai dele!

Mito grego: O minotauro

O minotauro


  Ocorreu na Grécia antiga, em uma cidadezinha onde viviam bem casados o rei e a rainha, um dia eles compraram um boi , pelo qual a rainha se apaixonou , e praticaram o adultério , o rei não aceitava ser traído pela mulher e muito menos ser trocado por um boi, a rainha ficou grávida , e desse relacionamento nasceu uma criatura totalmente diferente, o minotauro que é uma mistura de homem e o boi, para castigá-los o rei pediu para que fosse construído na entrada da cidade um labirinto , la o minotauro ficou preso e todo ano para ele eram dadas 7 virgens para que ele devorasse, todo ano era a mesma coisa, alguns anos depois fruto do relacionamento do rei e da rainha , nasce Ágata a filha deles e se apaixona por Teseu um jovem moço , muito bonito e forte , que se dizia apaixonado por ela, Teseu queria derrotar o minotauro e junto com Agata tiveram a ideia de ao entrar no labirinto , para Teseu não se perder ele iria com um novelo de lã , depois de matar o minotauro ,Teseu voltou e ficou vitorioso , e muito famoso por ter matado o minotauro, só que ele se aproveitou da ideia de Agata para vencer , ele falava que amava ela , mas acho que ele mudou de ideia , ele pegou , foi para uma ilha deserta e fugiu com uma prima de Agata , e 
Agata acabou ficando sozinha.




Fonte: http://pt.shvoong.com/books/478308-mito-minotauro/

Curioso não?

Sistema de numeração grega:

14 em numeração grega escreve-se i d (10+4);
283 em numeração grega escreve-se s p g (200+80+3);
754 em numeração grega escreve-se y n d (700+50+4);

Para representar milhares, até 10.000 exclusive, fazia-se uma marca à esquerda da letra. Por exemplo:

6751 em numeração grega escreve-se ¢V y n a (6000+700+50+1);
9888 em numeração grega escreve-se ¢q w p h (9000+800+80+8);
Para números superiores ou iguais a 10.000 usava-se a letra M para representar 10 milhares.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sistema-de-numeracao-grega/sistema-de-numeracao-grega.php