Bem vindos!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Culinária grega

                                                    O famoso pão grego

  A cozinha grega é uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo. É recheada de grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes e mel, nela se tem comidas doces e salgadas em todos os pratos e ainda tem nas oleaginosas, como as nozes e gergelim, um ingrediente comum a muitas receitas.
  Alho, ervas frescas, como o orégano, alecrim, tomilho e louro, peixes, frutos do mar, pães, cereais e a carne de carneiro também são comidas com grande importância presentes na cozinha da Grécia.
  Os gregos têm o costume de oferecer os mezédes, que são porções de antepastos diversos servidos para acompanhar uma bebida antes das refeições. Eles são saboreados com pão sírio, lá chamado de pão grego.
Se você for à Grécia, certamente será servido com mezédes de patê de berinjela, coalhada com pepino e alho ou de ovas de peixe, bolinhos de carne, queijo grelhado e flambado, frutos do mar, charutinhos de folhas de uva, a salada grega (tomates, pepinos, finas fatias de cebola, azeitonas, pimentão verde) e uma fatia de um forte queijo de ovelha, o queijo feta, temperado com orégano, e as azeitonas gregas, que nunca faltam numa mesa.
  O churrasco grego, que tem versão bastante popular pelas ruas das grandes cidades brasileiras, existe e é um prato muito apreciado. Geralmente é feito com carnes sobrepostas e de diversos animais, como porco, frango e carneiro.
  As frutas são muito importantes na mesa grega. Seja em forma natural ou seca, elas fazem parte de todas as refeições e compõem muitos pratos típicos. Em destaque estão as uvas, melancias, melões, pêssegos e figos. Eles são extremamente saudáveis.
  Na categoria das bebidas, os gregos também adoram o café árabe e têm o hábito de ler o futuro na borra, sempre acompanhado de um copo de água. A bebida gelada em estilo frappé também é bastante consumida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário