Bem vindos!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

As contribuições gregas para a Geometria e Aritmética

                           
  A palavra geometria significa, em grego, medir a terra. Muita gente acha que a astronomia não te nada a ver com a geometria, mas até o nome  significa medir a terra. Os gregos eram aprofundados em ares como a filosofia, geometria, aritmética e astronomia, mas desenvolveram muito bem a geometria e a aritmética, mas, principalmente a geometria, que é o que vamos ver.  

  Eles usavam mais palavras e menos prática, e aos poucos a matemática grega foi tida como uma ciência abstrata, eles tinham os famosos métodos de resolução, além dos sistemas para que o problema fique mais fácil. As escolas filósofas (séc. VII e VI a.C),eram inspiradas pelo pensamento de Pitágoras e eram herdeiras do conhecimento oriental.

  Depois de um período de novas e incríveis descobertas (onde matemáticos com Hipócrates, Heron de Alexandria, Diofanto de Alexandria, além, de Euclides)  começaram a realizar trabalho cansativos de interpretação de doutrinas matemáticas, de onde a sua influência durou até a modernidade na Europa. Foi na Grécia que a geometria tornou-se uma ciência abstrata, em que surgiu pela primeira vez, a preocupação de estabelecer diferentes relações entre as partes de uma figura (lados e ângulos de um triângulo) 

  A escrita não mudou muito, mas existem palavras que são usadas até hoje como: "penta" (cinco), "deca" (dez), "hecaton" (cem), "quilo" (mil), dentre outras. A primeira tábua de cálculos conhecida é a de cordas, contida no Almagesto de Ptolomeu, obra que data do século II da era cristã e que exibe o valor das cordas de um círculo em intervalos de meio grau.

  Os grego tiveram grande importância na geometria pois eles que sistematizaram os conhecimentos geométricos da época. Mas, foi com o matemático grego Euclides, que a geometria realmente se desenvolveu, fazendo então a cidade egípcia de Alexandria se tornasse o “Centro mundial da geometria”.

  Ele juntou o conteúdo de matemática em um só livro, chamado Os Elementos, composto por 13 volumes, no qual mostrou de forma lógica o saber matemático. Euclides escolheu os termos matemáticos fundamentais, e os chamou de conceito primitivo. São eles o ponto, a reta e o plano.  

  A aritmética grega, hoje a teoria dos números, era estudada apenas pelos jovens de origem nobre, e por isso que não se tem muito sobre ela no livro e na internet.

  Pitágoras também, foi de extrema importância pois ele, no domínio da matemática, desenvolveu estudos importantes como:

• A descoberta dos números irracionais;

•O teorema do triângulo retângulo (Teorema de Pitágoras).

•A descoberta da tabuada;

•O estudo de propriedades dos números (dos números ímpares regulares, dos números triangulares, etc.)

•A construção dos primeiros três sólidos platônicos (é possível que tenha construído os outros dois);

•A descoberta da relação existente entre a altura de um som e o comprimento da corda vibrante que o produz.





Um comentário: