Euclides era um matemático grego, não se sabe ao certo onde e quando nasceu, mas viveu em Alexandria na primeira metade do séc. III a.C. Acredita-se que Euclides tenha recebido ensinamentos matemáticos dos primeiros discípulos de Platão.
Euclides foi um dos sábios chamados para ensinar na escola criada por Ptolomeu, na Alexandria em 306 a.C., chamada "Museu". Diz-se que tinha uma grande capacidade e habilidade de exposição e algumas lendas o caracterizam como um bondoso velho. Conta Prado de Bizâncio (412 - 485 d.C.) que Ptolomeu perguntava a Euclides se não havia um caminho mais rápido de se aprender geometria e a sua resposta era: "Não há estrada real para geometria."
A sua grande obra foi, "Os Elementos", constituída por treze capítulos sobre Aritmética, Geometria e Álgebra.
Desapareceram vários livros de Euclides, e um dos mais lamentáveis desaparecimentos foi o de "Porismas de Euclides", que poderia conter aproximações da Geometria Analítica e Pappus dá-nos uma noção do que um porisma como algo entre um teorema (em que alguma coisa é proposta para resolver) e um problema (em que alguma coisa é proposta para construir), mas só cinco sobreviveram, uma delas foi “Óptica”.
Legal pessoal.. que tal mostrar como eram as letras gregas? E os números gregos? Como eles eram?
ResponderExcluirTa certo professora!!
ResponderExcluirObrigado pelas dicas!