Geografia:
O país está localizado no continente Europeu. Ela tem mais de 14 880 km de costas e uma fronteira terrestre de 1 160 km, La existem muitas ilhas, além de arquipélagos. Cerca de 80% da Grécia é território montanhoso ou, pelo menos, acidentado. A maior parte do país é seca e rochosa. Só 28% da terra é arável, ou seja, boa para a agricultura. A Grécia Ocidental contém lagos e zonas úmidas.Existe uma cadeia montanhosa central, chamada e Pindo, além do lendário monte Olímpo, que é o ponto mais alto da Grécia.
Clima:
Existem três tipos de clima na Grécia, são eles: O mediterrâneo, o alpino e o temperado. O Pindo (conhecida cadeia montanhosa), afeta o clima do país principalmente nas partes ocidental. Já o clima Mediterrâneo, tem invernos mais suaves e úmidos, e, verões quentes e secos, mas, em Cíclades e Dodecaneso, já ocorreu de nevar. Raramente na Grécia tem temperaturas elevadas nas costas, e, ocorrem nevascas frequentes no inverno, por o país ser montanhoso.
O clima alpino é um clima das áreas montanhosas da Grécia e por isso é tão frio. Finalmente o clima temperado, apresenta invernos frios e úmidos, além de verões quentes e secos, com tempestades frequentes.
Religião:
Entre as várias religiões é a Igreja Ortodoxa Grega, que representa quase toda a população do país,. Outras religiões importantes incluem o catolicismo, o islamismo e o protestantismo. A maioria (81%) das pessoas acham que existe um Deus, já outras (16%) acreditam em um espírito ou força vital, mas a minoria (3%) não acredita em nenhum dos dois.
Línguas: A Grécia é feita de muitas línguas, mas a maioria da população, fala grego. A minoria (0,95%) muçulmana da Trácia, é composta de línguas, como: Turco, búlgaro (Pomaca) e romani (também falado pelos critãos).
Economia:
O turismo, gera muito lucro para Grécia pois representa 15% do PIB total da Grécia, ela em 2004 recebeu 16,5 milhões de turistas, pois lá aconteceram vários fatos históricos, como as primeiras Olímpiadas.
Na Grécia, o euro foi introduzido em 2002. Para se preparar para esta data, eles começaram fabricar o euro em 2001. No entanto, a economia grega também enfrenta problemas significativos, incluindo os níveis de desemprego grande, uma burocracia ineficiente e a corrupção generalizada. Em 2009, a Grécia tinha segundo menor índice Índice de Liberdade Econômica da UE (após a Polônia), 81º do ranking mundial. O país sofre de altos níveis de corrupção política e econômica e de baixa competitividade global em relação aos seus parceiros da UE. No final de 2009, como resultado de uma combinação de fatores internacionais (crise financeira internacional) e locais (gastos descontrolados antes das eleições de outubro 2009), a economia grega enfrentou sua maior crise desde de 1993, com o maior déficit orçamental (embora próximo aos da Irlanda e do Reino Unido), bem como a segunda maior dívida em relação ao PIB na União Europeia. A Grécia tem atualmente adotado duras medidas de austeridade para colocar o seu déficit sob controle, que ganhou o apoio de líderes da UE e da Comissão Europeia, e serão acompanhados pela Comissão. Em maio de 2010, a Grécia contraiu o maior empréstimo já efetuado pelo FMI e outros Estados, cerca de 110 bilhões de euros.
Cultura:
Tudo da cultura da Grécia clássica, foram conservadas em Atenas, Esparta, Micenas, Argos, etc. Algumas estátuas, esculturas e pinturas, ficaram nos museos gregos, que vem na mente uma grande lembrança da herança cultural helenista. Mas, na Grécia moderna, destacam-se os poetas como Konstantinos Kaváfis, grego de Alexandria que escreveu cerca de duas centenas de poemas, inéditos até sua morte.
Dentre os músicos gregos com fama internacional, destacam-se Manos Hadjidakis e Mikis Theodorakis. A busca, para aumentar o patrimônio musical, é objetivo de músicos, por isso já estão se formando corais. A arte grega se inspirou inteiramente na arte ocidental. Entre os pintores figurativos destaca-se Iannis Moralis. Na escultura devem ser mencionado Vassilakis Takis.
Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V (Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia#Clima